The Impossible Blog

Dossiê Óleo de Coco: mocinho ou bandido?

  • 0 comentários

Dossiê Óleo de Coco: mocinho ou bandido?

 

Foi só o óleo de côco cair na moda que começou a briga na mídia. Uns defendem os efeitos milagrosos do produto, como emagrecimento, reversão de Alzheimer e beleza da pele e dos cabelos, enquanto outros alertam para riscos de problemas cardíacos. Fica difícil saber o que é notícia séria e entender se, afinal, a gente deve ou não usar o óleo de côco.

Como The Impossible Candy faz questão de oferecer só o que faz bem, e por causa de nosso compromisso com a transparência, a gente trouxe os fatos reais para você. 

  1. Primeiro esclarecimento: a medicina ocidental afirma que não existem pesquisas com prazo longo o suficiente para se afirmar que o óleo de côco faz mesmo tão bem ou tão mal. Por outro lado, os indianos usam o ingrediente há 4000 anos e a Medicina Ayurvedica afirma que há comprovações de que o óleo é tudo de bom. Vamos às dúvidas?
  2. Óleo de Côco faz mal para o coração e para o colesterol?

O óleo de côco é rico em gorduras e uma parte dela é do tipo que aumenta o colesterol ruim (LDL). Isso pode causar maior propensão a problemas cardiovasculares, exatamente como a manteiga e outros óleos. Por outro lado, grande parte da gordura do óleo de côco aumenta o colesterol bom (HDL). Enquanto médicos  pedem para não usarmos o ingrediente porque ainda não podem afirmar com absoluta certeza que ele não prejudica a saúde, os especialistas em Ayurvedica afirmam que o óleo de côco é excelente para manter níveis apropriados do colesterol total. Um estudo com pessoas das ilhas do Pacífico Sul, que usam o óleo de côco normalmente na dieta, mostrou que a maioria deles não tem problemas de artérias entupidas - ao contrário, seus sistemas cardiovasculares estavam em ótimas condições.

Dica Impossible Candy: Na cozinha, use o óleo de côco no lugar dos óleos mais comuns principalmente se vai fazer uma fritura. Ele mantém suas propriedades mesmo em altíssimas temperaturas e não perde suas características boas. O óleo de côco também é ideal para doces, já que tem um sabor naturalmente adocicado e evita que a gente use muito açúcar ou mel na preparação.

 

2. Óleo de Côco tem mesmo algum benefício?

Claro. Ele não estaria em nossas receitas se não fosse assim! 

  • é cheio de nutrientes
  • é rico em vitaminas como E, K e D
  • tem minerais como Ferro
  • oferece altos teores de ácido láurico, cáprico e caprílico. O ácido láurico é encontrado no leite materno e ajuda a combater vírus e bactérias nocivos, melhorando a imunidade.
  • tem ácidos graxos como linoleico, linolênico e oleico, considerados saudáveis

Tudo isso significa muita coisa boa para o nosso organismo, incluindo menos sintomas de inflamação, controle de pressão, benefícios para artrite e para o sistema imunológico. Ele é bom para os rins, o coração e o fígado. Ele também estimula a digestão e ajuda a combater bactérias, cândida e parasitas que causam problemas digestivos.

3. Óleo de Côco emagrece?

O óleo de côco é termogênico, portanto, pode acelerar o metabolismo. Ele também nos  dá mais sensação saciedade, ajudando a controlar o apetite. Os ácidos graxos do óleo de côco são pequenos e fáceis de transformar em energia; assim, não ficam estocados como gordura local e nem aumentam os níveis de açúcar no sangue.

Dica Impossible Candy: A gente acha que o óleo de côco é uma alternativa melhor para quem quer perder gordura. Mas não é legal usar o óleo de côco de colherada, misturada no cafezinho e na manteiga que vai pro pão, como muita gente vem pregando! Vamos com calma, ou você pode acabar é engordando.

4. Óleo de Côco cura Alzheimer?

O que podemos afirmar é que ele é um ótimo alimento para o tecido do cérebro, melhora funções cognitivas e proporciona lubrificação para crânio e cérebro. A Ayurveda também o considera uma excelente fonte de benefícios para a mente. Mas ninguém tem comprovação científica de que ele retarda o processo do Alzheimer. O porta-voz da Academy of Nutrition and Dietetics diz que essas afirmações são prematuras e até exageradas.

Dica Impossible Candy: Use o óleo de côco com moderação pelos seus benefícios ao cérebro e à mente, sem esperar milagres. 

5. Essa história de tratar da pele e do cabelo: mito ou verdade?

Verdade! O óleo de côco é usado há gerações na India tanto para garantir uma pele bonita quanto para tratar psoríase, dermatite, eczema, queimaduras e pele seca. Ele tem uma propriedade refrescante e é particularmente eficiente como hidratante corporal e facial no verão, inclusive por conta de suas propriedades de proteção solar. Os indianos também usam o óleo de côco para higienizar os dentes e deixa-los mais claros e fortes.Para os cabelos, o óleo de côco oferece maior crescimento e brilho, além de ajudar no tratamento da caspa.

No final das contas, o óleo de côco tem muito mais benefícios que problemas. E, mesmo nesses problemas, ele acaba se saindo melhor que os óleos industrializados. Nossa conclusão é que tudo deve ser usado em equilíbrio, sem exageros. Não é porque o óleo de côco é bom para a digestão que eu vou ingerir doses enormes dele, certo? Aqui, a gente é fã desse ingrediente, que dá textura, volume e um sabor especial às nossas sobremesas. Confira todas elas e tire sua própria conclusão.

 

 

Compartilhe
Comentário mais antigo Comentário mais recente